O hidrogénio é o elemento químico mais abundante na natureza. Considerado uma fonte de energia limpa por emitir apenas vapor d’água e não deixar resíduos no ar – ao contrário do carvão e do petróleo -, ele já é utilizado na indústria desde o início do século XIX.
A obtenção de hidrogénio limpo é possível através da eletrólise da água – um processo de decomposição da molécula de água através de passagem de corrente elétrica pela mesma, produzindo hidrogénio e oxigénio. Para que esse processo ocorra é necessário: água, 1 ou mais eletrolisadores e eletricidade. Se a eletricidade utilizada for produzida por fontes renováveis, o hidrogénio produzido é conhecido como hidrogénio verde.
O hidrogénio verde:
Pode-se, igualmente, aproveitar o oxigénio proveniente do processo de separação das moléculas de água. Esse oxigénio pode ser armazenado e comercializado para:
Além do aproveitamento do oxigénio, também é possível aproveitar a produção da energia térmica proveniente da quebra da molécula de água. Essa energia térmica pode ser recuperada e aproveitada tanto para produzir vapor para aplicação industrial como também para geração de energia térmica para ser injetada na rede de distribuição ou na própria produção de hidrogénio verde de forma off-grid.
A Euro FPV possui vários tipos soluções para atender aos mais variados tipos de projetos – desde soluções de 243 kWh até projetos de larga escala.
A produção de grandes quantidades de hidrogênio verde terá um papel importante como alternativa aos combustíveis fósseis. Vamos juntos trabalhar em direção a um ambiente limpo e saudável.